Promovemos uma indústria sustentável, resiliente e centrada no ser humano

Criamos soluções flexíveis para manufatura inteligente e colaborativa

QUEM SOMOS

O CiTin – Centro de Interface Tecnológica Industrial é uma associação científica, tecnológica e de assistência técnica, sem fins lucrativos e de natureza privada, cuja missão se centrada no desenvolvimento de I&D Aplicada, Transferência de Tecnologia, e Formação Avançada, visando operar como um motor de inovação industrial num ecossistema simbiótico e sinérgico. O CiTin resultou da ação conjunta de 12 empresas industriais privadas, 2 entidades públicas (CIM Alto Minho, CMAV), 2 instituições privadas de interesse público (CEVAL, In.Cubo) e 1 instituição de ensino superior (IPVC).

COMO ESTAMOS ORGANIZADOS

O CiTin está organizado em três departamentos, o Departamento de Sistemas Avançados de Produção, centrado no desenvolvimento de novos sistemas de produção, a partir da introdução de novas tecnologias (cobots, manufatura aditiva, etc.) e processos inovadores (manufatura flexível, etc.) para melhorar a competitividade do setor industrial; o Departamento de Sistemas Ciber-Físicos focado no desenvolvimento de sistemas de manufatura inteligente, e que contemplam digitalização, redes de comunicação e controlo de processos físicos, utilizando recursos computacionais distribuídos, e assim promovendo não só o potencial do chão de fábrica, mas também a cadeia de valor, como um todo; e o Departamento de Mobilidade e Ambiente, que se dedica à produção de componentes automóveis, desenvolvimento de novos materiais com o objetivo de promover mecanismos de eco inovação e assim fomentar a economia circular. Atingimos estes objetivos, não só através da criação de valor, mas também através da melhoria da qualidade, da flexibilidade da produção e da capacidade de resposta ao mercado.

QUAL É A NOSSA ESTRATÉGIA

O CiTin apoia as empresas na resolução dos problemas que impedem não só o seu crescimento, bem como a melhoria contínua dos seus processos. Atuamos como um driver de inovação promovendo o desenvolvimento das suas competências no contexto do paradigma da Indústria 5.0, onde humanos e máquinas cooperam harmoniosamente para construir a fábrica do futuro. Desde a sua génese, o CiTin tem fomentado o potencial económico da região por meio da atração de investimentos, do estabelecimento de parcerias entre organizações, do desenvolvimento de atividades de transferência de tecnologia, da divulgação científica e tecnológica, da criação tecnológica sustentável, por iniciativas disruptivas promovidas em parceria com empresas, academia e entidades de utilidade públicas.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

VIGILÂNCIA E INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA

– Serviço de carácter informativo (divulgação tecnológica, financiamento, etc)

– Serviço de cooperação institucional (cooperação tecnico-científica, formação, etc)

– Serviço de apoio à propriedade industrial e intelectual

– Serviço de transferência de tecnologia

TÉCNICO-CIENTÍFICA

– Serviços de I&D

– Serviços de Tecnologia e Inovação

– Serviço de Diagnóstico e Consultoria

– Serviços de Prototipagem Rápida

FORMAÇÃO AVANÇADA

– Serviços de formação técnica especializada

– Pós-Graduações e Mestrados (parcerias com Instituições de Ensino Superior)

– Doutoramentos (parcerias com Instituições de Ensino Superior)

O nosso dna

A NOSSA VISÃO

Em 2026, ser reconhecido como um centro de tecnologia e inovação industrial de excelência que fomente a investigação aplicada e transferência de conhecimento no contexto de sistemas ciber-físicos e sistemas avançados de produção.

A NOSSA MISSÃO

Promover um desenvolvimento industrial sustentável e resiliente através da criação de novos processos e tecnologias de manufatura centrados no ser humano.

OS NOSSOS VALORES

Fomentar uma comunidade inclusiva e solidária, construída na confiança e sustentada pela excelência técnico-científica que valoriza a intersecção de distintas áreas do conhecimento.